@Verdade Mobile

Voltar Entrada
Aguardando novo Governo de Nyusi Metical volta a desvalorizar-se
Destaques - Economia
Escrito por Adérito Caldeira  
Terça, 14 Janeiro 2020 21:52
Share/Save/Bookmark

Na véspera da investidura de Filipe Nyusi para um 2º mandato como Presidente da República a moeda moçambicana voltou a desvaloriza-se e foi vendido perto dos 63 meticais por dólar nesta terça-feira (14).

Tendo em conta a política de câmbio flexível, onde a taxa de câmbio reflicta a procura e oferta de divisas no mercado doméstico, os primeiros dias de Janeiro indiciam pouca disponibilidade de dólares norte-americanos que depois de ter sido transaccionado a 64 por unidade durante o mês de Dezembro fecharam o ano nos 62,07.

Contudo desde o início do Ano Novo metical voltou a perder força relativamente ao dólar desvalorizando-se sucessivamente até aos 62,85, no câmbio do Banco de Moçambique.

Na expectativa das políticas que serão anunciadas pelo Governo que Filipe Nyusi irá formar nos próximos dias o banco central parece estar a guardar as divisas que acumulou até o fim do ano passado, que chegavam para sete meses de importações excluindo os megaprojectos, tendo principalmente em vista a redução de dólares que serão gerados pela redução acentuada das exportações de carvão mineral que se devem acentuar nos próximos meses com a paralisação das actividades da Vale em Moatize.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

 
Avaliação: / 0
FracoBom