@Verdade Mobile

Voltar Entrada

O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) mobilizou financiamento para a aquisição de novas bombas, em substituição das obsoletas instaladas nos anos 60, cujo prazo de vida útil expirou, razão pela qual sofrem avarias constantes. Esta acção tem em vista conferir maior garantia na captação e distribuição de água às cidades de Maputo, Matola e à vila de Boane, na província de Maputo.

 

O #Ideate Bootcamp, um programa de imersão empresarial implementado pelo Standard Bank, através da sua Incubadora de Negócios, com o suporte técnico da ideiaLab, tem despertado cada vez mais o interesse das mulheres, ávidas em conquistar o seu espaço no mercado e contribuir na resolução dos problemas das comunidades, de forma simples e criativa, através do empreendedorismo.

 

Foto FIBAAs “locomotivas” de Maputo deram “chapa 100” nesta quarta-feira (11) a equipa beninense do Energie BBC e estão a duas vitórias de revalidarem o título Africano de Clubes em basquetebol sénior feminino. Nas meias-finais precisam de ultrapassar as egípcias do Sporting Alexandria.

 

A actualização mensal dos preços dos combustíveis líquidos em Moçambique deixou de ser feita pelos ministro da Energia e da Economia e é, desde Novembro, competência da Autoridade Reguladora de Energia (ARENE)), instituição que irá ainda definir as futuras revisões das tarifas de energia em Moçambique.

 

A União Desportiva do Songo conquistou na noite desta quarta-feira (11) a segunda mais importante prova de futebol em Moçambique ao derrotar o Ferroviário de Maputo por 2-0. Amadou e Telinho marcaram os golos que salvaram a época em que os “hidroeléctricos” quiseram disputar todos troféus nacionais e africanos.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas moderadas a fortes (de 30 a 50 milímetros em 24 horas), localmente fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas até esta quinta-feira (12) nos distritos de Machanga, Chibabava, Buzi, Nhamatanda, Dondo, Muanza, Gorongosa, Maríngue, Cheringoma, Marromeu, Caia, Chemba e cidade da Beira (na Província de Sofala); nos distritos de Mussurize, Machaze, Sussundenga, Manica, Barue, Macossa, Macate, Vanduzi, Gondola, Guro, Tambara e cidade de Chimoio (na Província de Manica); nos distritos de Chinde, Mopeia, Morrumbala, Milange, Mocuba, Nicoadala, Namacurra, Lugela, Mulevala, Pebane Mocubela, Maganja da Costa e cidade de Quelimane (na Província da Zambézia); e também nos distritos de Doa, Moatize, Mágoe, Cahora Bassa, Tsangano, Moatize, Mutarrara, Chiuta, Marara, Angónia, Macanga, Chifunde, Maravia, Changara, Zumbo e Cidade de Tete (na Província de Tete).

 

Um cidadão de 52 anos de idade, de nacionalidade mauríciana, foi condenado pelo Tribunal Distrital da Província de Inhambane a 40 anos de prisão pela violação sexual de seis menores.

 

Foto FIBAFazendo impressionantes 25 pontos Ingvild Mucauro comandou as “locomotivas” de Maputo nesta terça-feira (10) na vitória sobre o Al Alhly e que colocou a equipa moçambicana no topo do Grupo B do Campeonato Africano de Clubes em basquetebol sénior feminino que decorre no Egipto.

 

Moçambique foi selecionado nesta segunda-feira (09) para um segundo programa de financiamentos da Millennium Challenge Corporation (MCC) com o foco na “redução da pobreza através do crescimento económico”. A incompetência do Governo de Armando Guebuza, e alguma má gestão, ditaram a suspensão em 2013 dos apoios financeiros por parte desta instituição norte-americana.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas moderadas a fortes (de 30 a 50 milímetros em 24 horas), localmente fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas até esta quarta-feira (11) nos distritos de Matutuine, Boane, Namaacha, Moamba, Marracuene, Manhiça, Magude e cidades de Maputo e Matola (na Província de Maputo); nos distritos de Massingir, Chokwe, Guija, Mabalane, Chicualacuala, Mapai, Massangena, Chigubo, Bilene Limpopo e cidade de Xai-Xai (na Província de Gaza); nos distritos de Mussurize, Sussundenga, Manica, Barrue, Macate, Vanduzi, Machazi e cidade de Chimoio (na Província de Manica); e ainda nos distritos de Doa, Moatize, Mágoe, Cahora Bassa, Tsangano, Moatize, Mutarrara, Chiuta, Marara, Angónia, Macanga, Chifunde, Maravia, Changara, Zumbo e Cidade de Tete (na Província de Tete);

 

Foto de Adérito CaldeiraO Fundo de Estradas aderiu nesta segunda-feira (09) a uma instituição internacional que promove de transparência no sector de infra-estruturas em mais um passo para voltar a obter financiamentos no exterior para a edificação de obras públicas em Moçambique. Paradoxalmente a instituição nunca publicou uma única Demonstração Financeira auditada embora tenha recebido mais de metade de todas Garantias e Avales do Estado.

 

Foto do Gabinete do PMDurante a celebração do Dia Internacional de Combate à Corrupção o primeiro-ministro revelou que que “nos últimos dois anos foram instruídos cerca de 2.000 processos disciplinares contra funcionários e agentes do Estado, dos quais, 205 culminaram em demissões e 104 em expulsões, dentre outras sanções disciplinares”. Enquanto a PGR prossegue o seu teatro dentro e fora do país nenhuma acção foi ainda tomada contra os funcionário que possibilitaram o maior caso de corrupção da história de Moçambique: Manuel Chang, António Carlos do Rosário, Gregório Leão ou mesmo Armando Guebuza.